A NFL está na reta final da temporada! A temporada 2020 da Meca do futebol americano mundial está presente neste post que detalha os fatos prévios de todos os jogos da semana 17 da National Football League: com repletas novidades da liga para as análises de confrontos do SuperJogos. Vale lembrar que nessa semana ninguém está de folga e tem o chamado “bye”, e é uma semana decisiva.

Já estão classificados na AFC o Kansas City Chiefs, que garantiu a 1ª posição da conferência, a folga na rodada de Wildcard e a garantia de jogar todas as partidas dos playoffs em casa, Buffalo Bills e Pittsburgh Steelers, estes que brigam pela 2ª posição da AFC para enfrentar o 7º colocado da competição, no momento empatados em 12–3 e com vantagem dos Bills, devido ao fato de uma melhor campanha dentro da divisão.

Na AFC, cinco times brigam por quatro vagas nos playoffs. São Tennessee Titans, Miami Dolphins, Baltimore Ravens, Cleveland Browns e Indianapolis Colts, e destes, no momento apenas os Colts estão fora da zona de playoffs. Com todos empatados em 10–5, todos eles precisam vencer para não depender de outros resultados, e qualquer um que perder pode ficar de fora.

Neste caso, a mudança no top 7 pode ocorrer se algum entre Titans, Dolphins, Ravens e Browns perder seu jogo, e os Colts vencerem. Em caso de derrota do Indianapolis Colts, tudo deve se manter como está neste momento na disputa por uma vaga.

Já na NFC, Green Bay Packers, New Orleans Saints e Seattle Seahawks já estão classificados e lutam pela primeira posição da conferência, que pode ser conquistada em caso de vitória dos Packers, com melhor campanha, ou pelo time de Green Bay em caso de derrota dos Seahawks, que precisa vencer e contar com derrota dos Saints, que tem desvantagem no confronto direto contra os Packers, e por isso, depende da derrota de Green Bay e de Seattle para ter o primeiro lugar.

O Tampa Bay Buccaneers também já está classificado para o Wildcard, enquanto na luta pela outra vaga, a disputa está na NFC Leste entre Washington Football Team e Dallas Cowboys, em que basta Dallas perder seu jogo para Washington ir aos playoffs. 

Nas demais posições do Wildcard, Los Angeles Rams e Chicago Bears tem vantagem pelas duas vagas restantes contra o Arizona Cardinals, que precisa vencer justamente os Rams. Por conta disso, quem vencer o confronto leva a vaga, e aos Rams basta só vencer ou contar que os Bears percam para os Packers. Aos Bears, basta vencer ou torcer para que os Rams vençam o confronto direto. 

Trataremos agora sobre as últimas informações individuais, citaremos alguns fatores importantes nos fatos, e apresentaremos a média de cada time de pontuação arredondada, como no NBA Turbo. Neste caso, caso a média de pontuação seja até 31.5, será arredondada pra baixo, em 31, acima de 31.5, por exemplo, será arredondada para 32 pontos/jogo, por exemplo. Confira a coluna (que será posteriormente atualizada com os jogos de domingo):

Miami Dolphins (10–5) @ Buffalo Bills (12–3) — 15h 

ANÁLISE: Apostamos que a partida terá 42 pontos ou mais (mais que 42.0), pois embora haja a tensão de partida decisiva tanto para o Miami Dolphins, quanto para o Buffalo Bills, os ataques tem uma grande tendência de marcar muitos pontos, e além disso, a somada das pontuações médias são superiores a linha apresentada pelos bookmakers.

FATOS: O Miami Dolphins tem campanha de 5–1 em seus últimos 6 jogos fora de casa, enquanto o Buffalo Bills vem de 5 vitórias consecutivas. 

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 25 (Miami)-30 (Buffalo)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Mais que 42.0 pontos @ 1.90

Baltimore Ravens (10–5) @ Cincinnati Bengals (4–10–1) — 15h

ANÁLISE: Apostamos que a partida terá vitória do Baltimore Ravens por 14 pontos ou mais, tendo em vista que o time de Baltimore luta pelos playoffs, enquanto o Cincinnati Bengals não tem grandes aspirações, não tem pelo que jogar, e pode ser uma partida para consolidar sua posição no Draft, e com tanta diferença de importância, o fato pode ser favorável ao time de Baltimore no confronto.

FATOS: O Cincinnati Bengals venceu 6 dos seus últimos 8 jogos em casa contra o Baltimore Ravens no confronto direto, enquanto o Baltimore Ravens vem de 5 vitórias consecutivas.

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 29 (Baltimore)-20 (Cincinnati)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Baltimore Ravens -14.0 @ 1.95

Pittsburgh Steelers (12–3) @ Cleveland Browns (10–5) — 15h — ESPN

ANÁLISE: Apostamos que a partida terá spread positivo de 10 pontos para o Pittsburgh Steelers, pois a ânsia de ir para os playoffs pela primeira vez desde 1994 está prejudicando o Cleveland Browns, a ponto de perder uma partida para o New York Jets. E mesmo já classificado para os playoffs, o time de Pittsburgh pode complicar a vida de um de seus maiores rivais, o que faz valer a aposta pelo spread positivo. 

FATOS: O Pittsburgh Steelers tem campanha de 9–1–1 nos seus últimos 11 confrontos diretos contra o Cleveland Browns. 

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 26 (Pittsburgh)-26 (Cleveland)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Pittsburgh Steelers +10.0 @ 1.83

Minnesota Vikings (6–9) @ Detroit Lions (5–10) — 15h

ANÁLISE: Apostamos que a partida terá 54 pontos ou mais (mais que 54.0), pois apesar da soma da média de pontuações de Minnesota Vikings e Detroit Lions ser menor do que a linha apresentada pelos bookmakers, o fato dos times já estarem eliminados, e com muitos problemas defensivos nas últimas partidas, pode fazer com que a partida fique ainda mais aberta para o duelo deste domingo. 

FATOS: O Minnesota Vikings venceu suas últimas 5 partidas consecutivas contra o Detroit Lions. 

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 26 (Minnesota)-23 (Detroit)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Mais que 54.0 pontos @ 1.90

New York Jets (2–13) @ New England Patriots (6–9) — 15h

ANÁLISE: Apostamos na vitória do New England Patriots, pois embora a temporada do time de New England seja irregular, certamente na despedida da temporada, deve vencer o New York Jets, que deve perder para não arriscar a segunda escolha do Draft, pensando em uma boa escolha para o futuro da franquia no próximo ano.

FATOS: O New England Patriots venceu seus últimos 5 jogos consecutivos contra o New York Jets. 

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 15 (NY Jets)-20 (New England)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: New England Patriots @ 1.64

Dallas Cowboys (6–9) @ New York Giants (5–10) — 15h — ESPN2

ANÁLISE: Apostamos na vitória do Dallas Cowboys, tendo em vista que o time de Dallas ainda luta pelos playoffs, e sua vitória seria essencial para pelo menos sonhar com a derrota de Washington mais tarde e conseguir uma vaga, e para isso, o time, que tem campanha fora de casa (2–5) semelhante a campanha como mandante do New York Giants (2–5), pode fazer valer sua supremacia recente contra um de seus maiores rivais. 

FATOS: O Dallas Cowboys venceu suas últimas 5 partidas consecutivas contra o New York Giants. 

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 25 (Dallas)-17 (NY Giants)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Dallas Cowboys @ 1.80

Atlanta Falcons (4–11) @ Tampa Bay Buccaneers (10–5) — 15h

ANÁLISE: Apostamos na vitória do Tampa Bay Buccaneers por 7 pontos ou mais, tendo em vista que o time de Tampa joga em casa, onde tem boa campanha, e que nos últimos três jogos da temporada, o time venceu por boas margens no placar, e pode repetir isso, tendo em vista que o Atlanta Falcons não tem mais o que lutar na temporada, e pode perder pensando em uma melhor posição no Draft. 

FATOS: Nos últimos 5 jogos consecutivos entre Atlanta Falcons e Tampa Bay Buccaneers, a pontuação foi além da linha apresentada pelos bookmakers.

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 25 (Atlanta)-30 (Tampa Bay)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Tampa Bay Buccaneers -6.5 @ 1.83

Green Bay Packers (12–3) @ Chicago Bears (8–7) — 18h25 — ESPN

ANÁLISE: Apostamos que a partida terá 50 pontos ou mais (mais que 49.5), tendo em vista que a pontuação média por jogo de Green Bay Packers e Chicago Bears somada é superior a linha apresentada pelos bookmakers, e que pode ser uma boa tendência para o duelo deste fim de semana, especialmente levando em conta que apesar da tensão do duelo valendo playoffs para os Bears, em 4 dos últimos 5 jogos de Chicago, a pontuação foi superior a linha, feito que ocorreu em 3 dos últimos 5 jogos de Green Bay. 

FATOS: O Green Bay Packers venceu 9 dos seus últimos 10 confrontos fora de casa contra o Chicago Bears.

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 32 (Green Bay)-24 (Chicago)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Mais que 49.5 pontos @ 1.90

Las Vegas Raiders (7–8) @ Denver Broncos (5–10) — 18h25

ANÁLISE: Apostamos na vitória do Las Vegas Raiders, por conta da campanha muito positiva fora de casa (5–2), que contrasta com os problemas da primeira temporada em sua nova casa, e contra um Denver Broncos que pode estar pensando em melhores posições no próximo Draft, o que pode ser uma tendência positiva para o time de Vegas no duelo. 

FATOS: Nos últimos 5 jogos consecutivos de Las Vegas Raiders e Denver Broncos, a pontuação foi menor do que a linha apresentada pelos bookmakers.

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 27 (Las Vegas)-19 (Denver)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Las Vegas Raiders @ 1.66

Los Angeles Chargers (6–9) @ Kansas City Chiefs (14–1) — 18h25

ANÁLISE: Apostamos que a partida terá menos que 43 pontos (menos que 43.0), pois o Kansas City Chiefs, já classificado e já com a primeira posição confirmada, pode poupar alguns jogadores, o que pode ser uma boa tendência para o duelo do fim de semana tendo em vista que na última semana, a pontuação somada dos jogos de Chargers e Chiefs tenha sido menor do que a linha dos bookmakers.

FATOS: O Kansas City Chiefs venceu 13 dos seus últimos 14 jogos em casa na temporada.

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 23 (LA Chargers)-30 (Kansas City)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Menos que 43.0 pontos @ 1.90

Jacksonville Jaguars (1–14) @ Indianapolis Colts (10–5) — 18h25

ANÁLISE: Apostamos que a partida terá vitória do Indianapolis Colts por 14 pontos ou mais, tendo em vista que o time de Indianapolis luta pelos playoffs, enquanto o Jacksonville Jaguars não tem grandes aspirações, não tem pelo que jogar, e pode ser uma partida para consolidar sua primeira posição no Draft, e com tanta diferença de importância, o fato pode ser favorável ao time de Indianapolis no confronto.

FATOS: O Indianapolis Colts venceu 6 dos seus últimos 7 confrontos diretos em casa contra o Jacksonville Jaguars. 

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 19 (Jacksonville)-28 (Indianapolis)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Indianapolis Colts -14.0 @ 1.90

Tennessee Titans (10–5) @ Houston Texans (4–11) — 18h25

ANÁLISE: Apostamos em uma vitória do Tennessee Titans por 7 pontos ou mais, tendo em vista que o Houston Texans não tem disputas a fazer e pode pensar em consolidar sua posição no próximo Draft, enquanto os Titans, por sua vez, podem pensar em uma vaga nos playoffs, e precisam da vitória para confirmar sua vaga, estando na zona de classificação para o Wildcard da AFC, e podem consegui-la neste domingo. 

FATOS: O Houston Texans venceu 7 dos seus últimos 8 jogos em casa contra o Tennessee Titans no confronto direto. 

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 30 (Tennessee)-23 (Houston)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Tennessee Titans -7.0 @ 1.86

Arizona Cardinals (8–7) @ Los Angeles Rams (9–6) — 18h25

ANÁLISE: Apostamos que a partida terá menos que 41 pontos (menos que 41.0), tendo em vista que a soma da pontuação média de Arizona Cardinals e Los Angeles Rams é rigorosamente de 41 pontos, na linha apresentada pelos bookmakers, e com um duelo tenso e que vale a vaga na pós-temporada para ambas as equipes, a tendência de em 2 das últimas 3 partidas dos Cardinals e dos Rams a pontuação ser menor do que a linha pode se manter.

FATOS: O Los Angeles Rams venceu seus últimos 5 confrontos diretos contra o Arizona Cardinals. 

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 27 (Arizona)-24 (LA Rams)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Menos que 41.0 pontos @ 1.90

New Orleans Saints (11–4) @ Carolina Panthers (5–10) — 18h25

ANÁLISE: Apostamos que a partida terá vitória do New Orleans Saints por 6 pontos ou mais, tendo em vista a boa série recente de vitórias dos Saints na temporada, e também tendo em vista a boa série dos Saints no confronto direto e o fato de que ainda pode sonhar com a primeira posição da NFC, o que pode fazer o time vir motivado para a vitória contra um Carolina Panthers mais desmotivado. 

FATOS: O New Orleans Saints venceu 7 dos seus últimos 8 confrontos diretos contra o Carolina Panthers.

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 30 (New Orleans)-23 (Carolina)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: New Orleans Saints -6.0 @ 1.90

Seattle Seahawks (11–4) @ San Francisco 49ers (6–9) — 18h25

ANÁLISE: Apostamos que a partida terá vitória do Seattle Seahawks por 7 pontos ou mais, tendo em vista que apesar dos desfalques, há uma boa tendência recente nos confrontos diretos diante dos rivais do San Francisco 49ers, que segue jogando como mandante fora de casa, o que pode auxiliar o caminho de Seattle, que ainda sonha em uma hipotética combinação de resultados com a primeira posição. 

FATOS: O Seattle Seahawks venceu 12 dos seus últimos 14 confrontos diretos contra o San Francisco 49ers. 

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 29 (Seattle)-23 (San Francisco)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Seattle Seahawks -7.0 @ 2.00

Washington Football Team (6–9) @ Philadelphia Eagles (4–10–1) — 22h20 — ESPN

ANÁLISE: Apostamos na vitória do Washington Football Team, tendo em vista que o time tem a sua grande chance de ir para os playoffs pela primeira vez em quatro anos, a campanha do Philadelphia Eagles em casa tem sido irregular (3–3–1), embora semelhante a campanha de Washington como visitante (3–4), mas o fato do time da capital brigar pelos playoffs pode motivar para este duelo.

FATOS: O Philadelphia Eagles venceu 6 dos seus últimos 7 confrontos diretos contra o Washington Football Team. 

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO: 21 (Washington)-21 (Philadelphia)

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Washington Football Team @ 1.50