Nesta terça-feira, as 16h (horário de Brasília), a UEFA Champions League está de volta com o jogo da 1ª rodada do Grupo X no Estádio Camp Nou, em Barcelona, em que os espanhóis do Barcelona recebem os alemães do Bayern de Munique pela abertura da competição.

O Barcelona de Ronald Koeman vai para a primeira Champions League sem Messi agora com diversos desfalques. Nos últimos dias com a saída de Griezmann, e as lesões de Braithwaite, Aguero, Dembelé e Fati, a oportunidade pode aparecer para Luuk de Jong e Coutinho no ataque. Alba e Dest lutam contra o tempo para estar a disposição para a partida deste meio de semana, em um contexto de time descansado pelo jogo adiado na Liga.

O Bayern de Julian Nagelsmann vai para a partida com os desfalques de Coman e Tolisso, mas por outro lado, teve a novidade do retorno de Gnabry na vitória sobre o RB Leipzig no fim de semana. Mesmo com a vitória, os bávaros conseguiram descansar jogadores como Pavard, Lewandowski, Goretzka e Muller no duelo do sábado, o que pode ser vantajoso contra um Barcelona que não jogou no fim de semana. 

Prováveis escalações:

Barcelona: ter Stegen; Sergi Roberto, Araujo, Piqué, Alba; Busquets, Frenkie de Jong, Pedri; Coutinho, Luuk de Jong, Memphis Depay. 

Bayern: Neuer; Pavard, Upamecano, Hernández, Davies; Kimmich, Goretzka; Musiala, Muller, Sané; Lewandowski. 

TOP 5 DE FATOS SOBRE A PARTIDA

  • Barcelona contra equipes alemãs nas copas: 65 jogos, 35 vitórias, 14 empates, 16 derrotas. 
  • Bayern contra equipes espanholas nas copas: 63 jogos, 29 vitórias, 15 empates, 19 derrotas.
  • O Bayern venceu 5 dos últimos 6 confrontos diretos diante do Barcelona. 
  • O Bayern venceu 19 dos seus últimos 21 jogos pela Champions League. 
  • O Bayern venceu todos os jogos oficiais da temporada, embora o Barcelona esteja invicto na temporada.

CONFRONTOS DIRETOS: 11 jogos, 7 vitórias do Bayern, 2 empates, 2 vitórias do Barcelona

PROGNÓSTICO: O confronto tem o franco favoritismo do Bayern, tendo em vista o time incompleto do Barcelona, e tendo em vista a boa fase do time bávaro, em contraponto ao momento irregular dos catalães, e mesmo com a partida no Camp Nou, o que equilibra as coisas a favor do Barça, o favoritismo é do time alemão.