Nesta quinta-feira, as 8h30 (horário de Brasília), o futebol masculino nas Olimpíadas começa com o confronto no Estádio Nacional de Yokohama entre Brasil e Alemanha, com a reedição da final da edição de 2016, que deu a medalha de ouro para os brasileiros.

O Brasil de André Jardine vai para a partida sem grandes mudanças em relação a equipe que vinha jogando nos últimos amistosos do time pré-olímpico. O time teve desfalques definitivos, dentre eles o zagueiro Gabriel Magalhães, que foi cortado e substituído por Ricardo Graça. Outro caso de corte e ausência é o do volante Douglas Augusto.

A Alemanha de Stefan Kuntz também não tem grandes mudanças, e aposta em seus veteranos Kruse, Arnold e Amiri para surpreender os brasileiros. Por outro lado, os alemães tiveram seus cortes olímpicos, com as ausências de Uduokhai e Plogmann, que não estarão disponíveis na equipe alemã para essa partida de estreia e nem no restante da competição.

Prováveis escalações:

Brasil: Santos; Dani Alves, Diego Carlos, Ricardo Graça, Guilherme Arana; Douglas Luiz, Bruno Guimarães, Reinier; Richarlison, Gabriel Martinelli, Antony.

Alemanha: Muller; Henrichs, Pieper, Torunarigha, Raum; Arnold, Amiri, Maler; Kruse, Teuchert, Richter.

TOP 5 DE FATOS SOBRE A PARTIDA

  • Nos últimos 5 jogos do Brasil sub-23, houve 3 gols ou mais, o que indica muitos gols na partida. 
  • Em 8 dos últimos 10 jogos do Brasil sub-23, ambas as equipes marcaram gols na partida.
  • Brasil e Alemanha se enfrentaram na Olimpíada em 4 oportunidades: vitória alemã por 4–2 em 1952, vitória brasileira por 1–0 em 1984, e vitórias brasileiras nos pênaltis após empates por 1–1 na semifinal de 1988 e na final de 2016. 
  • Apenas 1 dos 4 confrontos entre Brasil e Alemanha na Olimpíada foi em fase de grupos: a vitória brasileira por 1–0 em 1984. 
  • Na última Olimpíada, tanto Brasil quanto Alemanha, se classificaram após empatar os dois primeiros jogos e vencer o terceiro jogo do grupo.

PROGNÓSTICO: O confronto terá um grande favoritismo para o Brasil, pela melhor preparação, e por conta de um time mais qualificado que o da Alemanha, embora os alemães possam surpreender e fazer um jogo equilibrado, como na última final olímpica disputada entre ambos.