Neste domingo, as 16h (horário de Brasília), acontece no Estádio de Wembley, em Londres, a grande decisão da edição de 2020 da Eurocopa, entre Itália e Inglaterra. Os italianos eliminaram nos mata-matas Áustria, Bélgica e Espanha para chegar à decisão, enquanto os ingleses, donos da casa, eliminaram Alemanha, Ucrânia e Dinamarca para chegar a final.

A Itália de Roberto Mancini vai a campo em busca do bicampeonato e de um título que não vem desde 1968. A Azzurra não deve mudar muito em relação ao time que foi a campo na semifinal diante da Espanha, mas tem uma forte dúvida em relação as condições físicas do atacante Chiesa, que jogou os 120 minutos da semifinal. Caso não esteja em sua melhor condição, Berardi deve ser o titular na decisão. No mais, com a ausência definitiva de Spinazzola, os italianos não tem mais desfalques para a final. 

A Inglaterra de Gareth Southgate vai com o apoio da torcida em Wembley em sua primeira final de Euro e em busca do primeiro título dos Three Lions na competição. Uma das dúvidas da equipe inglesa é de ordem tática: começar com um sistema de três zagueiros ou com uma linha de quatro homens na defesa? A outra de ordem técnica é a única do time inglês, entre quem será o parceiro do quarteto de Sterling, Mount e Kane, em uma vaga só para três homens: Saka, Foden ou Sancho.

Prováveis escalações:

Itália: Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini, Emerson Palmieri; Verratti, Jorginho, Barella; Chiesa (Berardi), Immobile, Insigne. 

Inglaterra: Pickford; Walker, Stones, Maguire, Shaw; Phillips, Rice; Saka, Mount, Sterling; Kane. 

TOP 5 DE FATOS SOBRE A PARTIDA

  • Em 5 dos últimos 6 confrontos diretos de Inglaterra e Itália, ambas as equipes marcaram gols na partida. 
  • A Itália venceu suas últimas 14 partidas oficiais, e está invicta há 33 jogos.
  • A Inglaterra venceu suas últimas 4 partidas oficiais, e está invicta há 12 jogos.
  • Em 7 dos últimos 8 jogos oficiais da Inglaterra, houve menos que 3 gols, o que indica poucos gols na partida.
  • Na Copa do Mundo, Itália e Inglaterra se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias italianas por 2–1 (decisão do 3º lugar de 1990 e primeira fase em 2014). Na Euro, uma vitória italiana por 1–0 em 1980, e outra classificação italiana nos pênaltis em 2012, após empate sem gols diante dos ingleses.

CONFRONTOS DIRETOS: 27 jogos, 10 vitórias da Itália, 9 empates, 8 vitórias da Inglaterra

PROGNÓSTICO: A grande decisão da Euro tem um confronto de uma equipe ofensiva, que vai ao ataque, como a Itália, contra uma equipe de muita força defensiva, como a Inglaterra, o que pode trazer todo um clima de nervosismo para a grande decisão em Wembley, que terá os ingleses jogando em casa, com mais torcida, o que pode facilitar no sonho do primeiro título inglês.