Neste sábado, as 5h30 (horário de Brasília), começam as decisões do fim de semana em Melbourne. O Australian Open de tênis começa a ser decidido na chave feminina entre a surpreendente norte-americana Sofia Kenin, número 15 no ranking da WTA, contra a espanhola Garbiñe Murguruza, número 30 no ranking.

A norte-americana Sofia Kenin foi a surpresa do Australian Open com uma grande vitória na semifinal sobre Ashleigh Barty, que levou 25 games para decidir. Na vitória, Kenin conquistou 69% com seu primeiro serviço e 63% após seu segundo serviço. Kenin converteu 67% de seu total de pontos de serviço em jogo e converteu em dois de seus quatro break points. Kenin converteu 70% de seus primeiros saques em games e atingiu 16 bolas vencedoras, com 25 erros não forçados. Não foi sua melhor partida, mas pra quem venceu seis sets seguidos, e acaba de derrotar a número 1 do mundo em sua casa, foi uma grande vitória para quem sonha com seu primeiro Grand Slam e seu quarto título na carreira. Kenin venceu 3 e perdeu uma nas quatro finais que fez na carreira. Ela também venceu sete dos últimos oito jogos em quadra dura.

A espanhola Garbiñe Murguruza retomou o seu caminho rumo as finais. A campeã de Roland Garros em 2016 e de Wimbledon em 2017 está de volta a uma decisão de Grand Slam. Murguruza vem de uma grande vitória sobre Simona Halep, em uma partida que durou 25 games. Na vitória, Muguruza ganhou 71% com seu primeiro serviço e 42% após seu segundo serviço. Muguruza ganhou 59% de seu total de break points e converteu em quatro de seus 14 break points. Muguruza converteu 59% de seus primeiros saques no jogo e atingiu 39 winners, com 44 erros não forçados. Muguruza venceu nove sets seguidos e parece, não apenas na semifinal, mas nos últimos jogos, ganhar consistentemente os maiores pontos da partida. Muguruza venceu 2 e perdeu 1 finais de grand slam, embora seja a sua primeira decisão em piso duro, onde ganhou oito dos últimos nove jogos.

Sofia Kenin e Garbiñe Murguruza se enfrentaram apenas uma única oportunidade em torneios, nos 64-avos-de-final do Masters da WTA de Pequim, com vitória de Kenin, por 2 sets a 1 (6/0 Kenin, 6/2 Murguruza, 6/2 Kenin).

Conclusão: Sofia Kenin chegou a decisão de uma maneira avassaladora, mas acreditamos na vitória de Garbiñe Murguruza, pela experiência. Por outro lado, Kenin tem uma cotação muito boa para quem acredita na vitória dela (2.57). Mas pelo fator do jogo de Murguruza, que se encaixa melhor, e pelo fato de conhecer decisões de Grand Slam, apostamos na vitória da hispano-venezuelana.

Kenin (EUA) x Murguruza (ESP)

PERFORMANCE NO PISO DURO (via Foretennis): 49V, 28D (Kenin) x 142V, 79D (Murguruza)

ÚLTIMOS 6 JOGOS: 6V (Kenin) x 6V (Murguruza)

HISTÓRICO: Kenin 1–0

RANKING: #15 vs #30

TRANSMISSÃO: ESPN

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Garbiñe Murguruza @ 1.57