Neste domingo, as 5h30 (horário de Brasília), a grande decisão do fim de semana em Melbourne. O Australian Open de tênis será decidido na chave masculina entre o grande favorito, o sérvio Novak Djokovic, número 2 do ranking da ATP, e que pode voltar a liderança do ranking com o título, contra o austríaco Dominic Thiem, número 5 do ranking.

O sérvio Novak Djokovic vem de grande vitória sobre Roger Federer, que levou apenas 32 games para ser decidida. Na vitória, Djokovic conquistou 73% de seu primeiro serviço e 54% após seu segundo serviço. Novak converteu 73% de seus primeiros saques em jogo, salvou cinco dos sete break points e atingiu 31 vencedores em 18 erros não forçados. Djokovic tem sido o jogador mais consistente deste torneio e tem o privilégio de ter um dia de descanso extra sobre seu oponente. Djokovic espera conquistar seu 17º título de Grand Slam na carreira e seu oitavo título no Aberto da Austrália. Djokovic venceu suas 7 últimas finais de Aberto da Austrália e venceu suas últimas quatro aparições finais de Grand Slam no geral. Djokovic venceu suas 13 últimas partidas seguidas em quadra dura.

O austríaco Dominic Thiem vem de grande vitória sobre Alexander Zverev, que levou 45 games para ser decidida. Na vitória, Thiem conquistou 77% dos pontos com seu primeiro serviço e 40% após seu segundo serviço. Thiem converteu 67% de seus primeiros saques em jogo e atingiu 43 winners, com 40 erros não forçados. Thiem teve um jogo puxado contra Zverev, vencendo após muitos tiebreaks, então se deve questionar quanto tem de forças para brigar pelo título, embora também parecia cansado nas semifinal, mas soube se superar para vencê-la. Thiem espera ganhar seu primeiro título de Grand Slam na carreira. Thiem, por outro lado, perdeu suas 2 finais de Grand Slam que fez na carreira. Thiem ganhou oito dos seus últimos 11 jogos em quadra dura.

Estes dois jogaram 11 vezes e Djokovic venceu sete desses jogos. Apesar disso, Thiem ganhou quatro dos últimos seis jogos, incluindo o mais recente em Londres em novembro, no ATP Finals. Sete dos 11 jogos foram decididos em sets diretos, sem tie-breaks. 

Conclusão: É difícil prever, nas condições atuais, mesmo com a grande fase de Dominic Thiem, algo que não seja a vitória de Novak Djokovic. Apesar disso, uma aposta em um spread positivo, por conta da boa fase do austríaco, pode ser uma boa oportunidade, já que Thiem vem crescendo, e embora Djokovic não tenha um declínio, pode complicar o jogo como fez com Nadal, embora, relembremos, não espere no piso duro que aconteça o mesmo que Thiem fez com Djoko em Roland Garros em 2 dos últimos 3 anos. 

Djokovic (SER) x Thiem (AUT)

PERFORMANCE NO PISO DURO (via Foretennis): 481V, 88D (Djokovic) x 116V, 81D (Thiem)

ÚLTIMOS 6 JOGOS: 6V (Djokovic) x 6V (Thiem)

HISTÓRICO: Djokovic 7–4

RANKING: #2 vs #5

TRANSMISSÃO: ESPN

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Dominic Thiem +5.5 @ 1.72