Neste domingo, as 20h30 (horário de Brasília), a bola oval é o objeto em disputa em um dos grandes eventos do ano nos Estados Unidos. Realizado no Raymond James Stadium, em Tampa Bay, na Flórida, o Super Bowl LV (55) é o destaque do dia esportivo por conta do confronto entre Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs, mas não apenas por ele, mas até mesmo pelas diversas atrações ao redor da partida, como os intervalos comerciais e o show do intervalo, que será apresentado por The Weeknd. 

O Tampa Bay Buccaneers joga em casa em busca do seu segundo título, para igualar o feito de 2002, quando o time conquistou o Super Bowl. O time da Flórida volta a grande decisão sendo o primeiro da história a jogar pelo título sob seus domínios. O quarterback Tom Brady vai para sua décima decisão na NFL, a primeira logo na temporada de estreia pelos Bucs, e com seu espírito competitivo, quer o seu sétimo anel de campeão e adiar a “passagem de bastão”, e mais uma vez motivado por ser o azarão do duelo, tendo em vista que o favoritismo, assim como esteve com o Green Bay Packers na final da NFC vencida pelos Bucs em pleno Lambeau Field por 31-26. Para o título, os Bucs apostam em múltiplos alvos, seja no veterano Rob Gronkowski, a maior parceria de sucesso de Brady na carreira desde os Patriots, ou em outros wide-receivers que compõem o ataque veloz da equipe da casa neste Super Bowl, entre eles Antonio Brown, Chris Godwin, Scotty Miller, e especialmente, Mike Evans, que anotou 13 touchdowns na temporada e pela sétima temporada consecutiva na liga, ultrapassou 1000 jardas recebidas, numa equipe bem comandada por Bruce Arians, que busca seu primeiro título como técnico principal na liga.

O Kansas City Chiefs vai para a partida como o grande favorito, seja pela melhor campanha na temporada regular, com 14-2, seja pelo grande momento de seu quarterback Patrick Mahomes, que também o grande favorito a premiações individuais, afinal de contas, estamos falando do MVP da última temporada, em um jogo que há uma expectativa enorme por uma “passagem de bastão” do veterano para o jovem Mahomes, que por sua vez, nas três temporadas de NFL que fez, chegou no mínimo na final da AFC em cada uma delas, tendo vencido a anterior, e a atual, em que venceu o Buffalo Bills por 38-24. Para sonhar com o bicampeonato e a renovação do título que veio na temporada passada, os Chiefs apostam especialmente no jogo aéreo, já que algumas conexões de Mahomes são conhecidas por todos, seja a com o wide-receiver Tyreek Hill, um dos líderes de recepções da equipe do Missouri, mas principalmente a conexão com o tight-end Travis Kelce, que é um dos maiores nomes da liga em sua posição, e o segundo na história da pós-temporada em recepções, jardas e touchdowns, numa equipe comandada por Andy Reid, que busca seu bicampeonato na NFL.

TOP 10 DE FATOS SOBRE A PARTIDA

  • O Kansas City Chiefs venceu seus últimos 5 jogos fora de casa na temporada.
  • O Kansas City Chiefs tem campanha de 12–1 em seus últimos 13 jogos na atual temporada.
  • O Tampa Bay Buccaneers vem de 5 vitórias consecutivas na temporada.
  • O Tampa Bay Buccaneers tem 5–1 contra o spread nas partidas contra o Kansas City Chiefs.
  • O time de pior campanha na temporada regular entre os finalistas venceu 12 dos últimos 15 Super Bowls.
  • Kansas City Chiefs e Tampa Bay Buccaneers se enfrentaram na temporada regular e o resultado foi de 27–24 para os Chiefs. Nas outras 7 vezes anteriores em que o Super Bowl foi feito com equipes que se enfrentaram na temporada regular, o perdedor da temporada regular venceu em 5 das disputas no Super Bowl.
  • O campeão da AFC venceu 6 dos últimos 8 Super Bowls disputados.
  • O Tampa Bay Buccaneers venceu 7 dos seus últimos 9 confrontos contra o Kansas City Chiefs.
  • Em 13 finais que o atual campeão conseguiu chegar ao Super Bowl, em 8 conseguiu manter o título.
  • O Tampa Bay Buccaneers de Tom Brady é o azarão do duelo para as casas de aposta. Nos últimos 11 confrontos como underdog para as casas de aposta em Las Vegas, o time de Brady, seja os Patriots ou os Bucs, venceu 8 deles. 

(Fontes dos dados: OddsShark e SportsBettingDime)

Conclusão: Apostamos que a partida terá 56 pontos ou mais (mais que 56.0), tendo em vista o duelo de forças ofensivas entre Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs, a força de seus dois quarterbacks, e que a soma da média de pontos marcados por jogo ao longo da temporada de 2020 de Bucs e Chiefs é superior a linha apresentada pelos bookmakers, linha essa que embora tenha sido superada em apenas 1 das 3 partidas de pós-temporada dos Bucs, foi superada na última partida dos Chiefs diante dos Bills.

ESTATÍSTICAS:

MÉDIA TIME DE PONTOS/JOGO (temporada regular+playoffs): 31 (Tampa Bay)/30 (Kansas City)

LÍDERES DE ESTATÍSTICA (temporada regular): JARDAS/PASSE: Tom Brady — Tampa Bay: 4633 JD, 40 TD, 12 INT/Patrick Mahomes — Kansas City: 4740 JD, 38 TD, 6 INT

JARDAS CORRIDAS: Ronald Jones II — Tampa Bay: 978 JD, 40 TD/Clyde Edwards-Helaire — Kansas City: 803 JD, 4 TD

JARDAS RECEBIDAS: Mike Evans — Tampa Bay: 1006 JD, 13 TD/Travis Kelce — Kansas City: 1416 JD, 11 TD

CONFRONTO DIRETO: 13 confrontos, 7 vitórias do Tampa Bay Buccaneers e 6 vitórias do Kansas City Chiefs (1º confronto a ser realizado em pós-temporada)

TRANSMISSÃO: ESPN, NFL League Pass

PREVISÃO DO SUPERJOGOS: Mais que 56.0 pontos @ 1.90